terça-feira, 19 de junho de 2007

Mais um roubo ao consumidor - Um monstro chamado Microsoft

Eu como toda a gente que está a ler isto, tem um computador ou tem aceso a um, e nesse computador deve correr uma coisa que se chama Sistema Operativo, que para aqueles que percebem menos do mundo da informática (isto claro explicado de um modo muito, mas mesmo muito simplificado) é base da parte do computador que se chama software (programas, jogos, browser, etc ) logo sem ele não se podia por o computador a funcionar.

Uma pequena explicação primeiro há vários SO(Sistema Operativos):

-Linux, do qual provavelmente alguns dos leitores já devem ter ouvido falar, e desses uma pequena percentagem deve estar a usar para ler este blog(menos de 10% no mundo em Portugal, eu não sei ,mas deve se mais baixo) é bastante bom e nas suas diversas reencarnações(Red Hat, Caixa Magica entre outros) ,até tem uma boa assistência e o preço vai de 0(ZERO) até 100/150 euros com tudo que os concorrentes tem.

-MAC OS ,que embora só funcione nos MAC, também é um SO, e quem já utilizou diz que é muito bom e há a alguns anos estava bastante a frente da concorrência, mas só funciona nos MAC e pouca gente em Portugal tem essa maravilha (se esta a perguntar o que é um MAC, bem são aqueles computadores muito bonitos que na FNAC estão ou dentro de vitrinas, ou tem 3 a correr e custam 3 ou 4 vezes o preço dos outros com a mesma configuração, isto é com a mesma capacidade e as vezes os mesmos componentes),

-Windows de uma pequena empresa chamada Microsoft.

-Há alguns mais, mas estes são os principais para computadores domésticos, e estes 3 são, provavelmente, perto de 100 % do mercado.

Bem, mas é do Windows que quero falar…O Windows e eu temos uma velha historia juntos. O meu primeiro contacto com o Windows era uma disquete de 700 k (baixa densidade para aqueles que nasceram na década de 80 ou 90 é por isso que as ultimas disquetes eram de alta Densidade), que se punha numa drive enquanto o programa se punha noutra (sim pois na altura os discos internos era um pouco caros e normalmente não se colocavam nos computadores pessoais, porra estou velho com 30 anos!!!).O preço, na altura, era uns 20 ou 30 dólares (que com a inflação e companhia ficava agora por 50 -60, mais ou menos).

Há alguns meses atrás a Microsoft lançou a ultima versão do Windows, o Vista, alem de como costume vir com mais erros(Bugs) que coisas certas, veio com um preço, bem para ser honesto, muito alto, mas mesmo muito alto, a versão de topo(porque o Windows Vista tem 7 versões a mais baixa que é o XP com outro nome, até à Ultimate que a única coisa que não faz, mas na próxima actualização será resolvido, é café).

O preço desta ultima versão é de 600 euros (o meu último computador que é de gama media custou 700), eu ficava só chateado se esse preço fosse igual para todo o mundo (até aceitava que a Europa e o EUA tivessem um preço mais alto pois, teoricamente, ganhamos mais do que o resto do mundo), mas qual não é a minha surpresa quando descubro que nos EUA aquilo que aqui custa 600 euro lá custa 400, a mesma coisa que sai do mesmo lado, com uma diferença de 200 euros a única razão, que poderá levar a essa diferença, será o facto de a União Europeia ter obrigado a Microsoft a pagar uma multa (varias centenas de milhões por dia, enquanto não tirarem um produto do seu SO-XP),por comportamento monopolista por parte dela (que na verdade existe, pois toda a gente sabe que ninguém consegue fazer concorrência sem serem comprados, ou, levados à falência pela Microsoft)

Fora esta razão, não vejo porque é que nós Europeus (sim, nós os Portugueses somos Europeus, eu sei que não parece ,mas somos!!!), temos de pagar mais pelo mesmo produto?

2 comentários:

Diabólica disse...

Bem, em relação a uma "Pequena empresa chamada Microsoft", sei q estás a ser sarcástico.

N fosses tu um craque da informática, com licenciatura e td, e garanto a quem ler este meu comentário q n foi tirada na univ independe( com todo o respeito pelos alunos)! LOL

Quanto ao prfeço, é reamente uma descrepância enorme.

Bom, de momento tb n me ocorre outra justificação para a diferença de preços, que n seja a que apresentas.

Mas, que é mau, lá isso é.

Bjs

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.