quinta-feira, 28 de junho de 2007

No meu tempo é que as Escolas eram boas

Eu tenho três sobrinhos, um com 9 anos, outro com 7 e outro com 5.
O com 9 anos vai, espero, passar para o 5 ano (ou 1 do preparatório conforme a reforma que passou)…

Bem, a razão pela qual ainda não se sabe se passa ou não, é porque a sua professora ficou doente e “esqueceu-se” de pedir uma baixa médica, logo foi despedida (ou impedida de trabalhar pelo menos até ao fim do ano).

Logo a menos de uns dias do fim do ano ele teve um novo professor, bem quando ouvi isto eu fiquei um pouco espantado e na minha inocência perguntei ao miúdo quantas professoras teve desde que começou a estudar? (uns longos 4 anos atrás).

Deixem-me explicar uma coisa: quando eu andava na primária (sim há 50 reformas atrás era como se chamava), tive uma professora má como as cobras, antipática, e que de vez em quando me batia (na altura já era ilegal, mas ela não ligava).
Era tão boa ou tão má, que me passou para a preparatória (na altura tinha acabado de o nome mudar de 1º ano para 5º), disse que eu não merecia ,mas passava-me pois era muito alto (no ano a seguir tive muito boas notas e fui-lhe esfregar isso na cara).

Bem, continuando com o meu o meu sobrinho depois de fazer a pergunta ele, depois de fazer contas diz-me: 8 (OITO).
Sim oito!!! Um miúdo de 9 anos teve quase mais professoras do que tem idade, 4 das quais este ano, o que raio se passa neste país, quando no período da vida que uma das coisas de que precisamos é de estabilidade, ele teve de andar a trocar de professora quase todos os dias, já é uma sorte que ele saiba ler ,quanto mais saber o que é o 25 de Abril???!!! (para quem não sabe é a razão que posso estar aqui a falar livremente sem medo da PIDE).

Depois vêm certos Engenheiros, pelo menos é aquilo que os telejornais ainda o estão a chamar, dizer que temos de aumentar a escolaridade e tirar cursos superiores (uma coisa que ainda não foi explicado no caso do 1º ministro ele é ou não Engenheiro???).

Como podemos construir uma casa quando as fundações são construídas todos os dias por um empreiteiro diferente e provavelmente com materiais deferentes (perceberam a metáfora ou preciso explicar), depois admiram-se que os alunos não saibam escrever, ou resolver problemas matemáticos, com mudanças destas já é uma sorte que consigam falar!

4 comentários:

Diabólica disse...

Bem, isto só vem confirmar o estado degradante em q está o ensino em Portugal.

O pseudo-Eng sabe lá o q diz...

Pobre criança, já deve estar c problemas existenciais.

A vantagem é q qd chegar à faculdade já n nota serem tantos professores diferentes! LOL

Ana disse...

Olá!

Antes de mais obrigado pela sua (tua) visita!
Por momentos pensei que tinhamos feito a primária juntos (sim ainda sou do tempo da primária)... a minha professora era má como as cobras e batia-me! LOL Passou-me para o 5º ano porque acho que estava farta de mim... afinal na altura eu era baixinha!!!
A verdade é que apesar dos pesares ela ensinou-me alguma coisa... eu sempre conheci as regras e segui as mesmas metodologias, o que facilitou a aprendizagem!
A instabilidade nos primeiros anos escolares pode, perfeitamente, despoletar, em crianças menos adaptáveis, problemas de aprendizagem e de disciplina escolar que depois (i wonder why) resultam no malfadado insucesso escolar!!!

Barão da Tróia II disse...

Assim vai a lusa Educação, boa semana

Sapo disse...

A Diabolica:

LOL, sim mas nessa idade não é normal a sorte é que o rapaz é esperto senão ainda estava no 1º ano a aprender a letra A

A Ana

Tens toda a razão mas somos nós como edudadores(eu ainda não sou mas estou a me preparar) que temos de vez em quando fazer umas peixeiradas para mostrar que estamos insatisfeitos, para mostrar a estas pessoas que isto não está bem, os pais unidos nunca serão vencidos

Ao Barão da Troia II

Sim, é uma pena...